terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

DIFERENÇA ENTRE MÁMORES E GRANITOS

Antes de escolher entre o mármore e o granito, é preciso saber as características, aplicações e usos para cada um.É possível diferenciar um tipo de mármore ou granito de outro pela sua cor e desenhos nas nuances. no entantto, cada tipo possui características específicas: um mámora pode ser mais duro que o outro, por exemplo.

O mármore é composto por um mineral e por calcita. já o granito é formado por por três minerais ( a mica,feldspato e quartzo). Na prática isso significa que o granito é bem mais duro, rsistente e menos porosoo do que o mármore, que risca com facilidade.

O Brasil possui muitas jazidas de granito e está entre os grandes exportadores de granito do mundo, mas a produção de mármore ainda é pequena. Por isso, o produto importado também ocupa espaço no mercado brasileiro.

Aplicações do MÁRMORE:

  • REVESTIMENTO DE PAREDES INTERNAS
  • PREFERENCIALMENTE EM AMBIENTES INTERNOS
Deve ser evitada sua utilização em:
  • ÁREAS EXTERNAS (sofre a ação do tempo)
  • ÁREAS DE TRÁFEGO INTENSO (desgasta facilmente)
  • COZINHAS( por ser mais porosa absorve gordura e perde o brilho com produtos ácidos como o vinagre e produtos de limpeza pesados)
Para estes casos recomenda-se o GRANITO,  que por ser mais pesado, mais duro e resistente.

 

 

DICA:

Para diferenciar o MÁRMORE e o GRANITO risque com uma faca, canivete ou peça de metal em sua superfície ( em uma parte que não fique visível). O MÁRMORE ficará marcado e o GRANITO  em menor proporção devido à sua dureza.

O GRANITO também é uma excelente opção para BANCADAS DE COZINHA, por ser bastante higiênico.

Outra diferença é o seu  próprio VISUAL,  já que o GRANITO  é mais MESCLADO, enquanto o MÁRMORE tem sua coloração mais UNIFORME.

É indicado utilizar CIMENTO BRANCO nos casos mais sensíveis, como GRANITOS CLAROS e MÁRMORES, para NÃO correr risco de ALTERAR SUA COR.







Nenhum comentário:

Postar um comentário